terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Chapéu Panamá

chapéu panamá já não é apenas um artifício para se proteger do sol, é também um acessório de moda ótimo para ser usado no dia a dia.

Vem verão, vai verão e o chapéu panamá continua como uma boa opção para se proteger do Sol com estilo. O acessório de palha tornou-se quase que um item tem-que-ter.

E, quando é usado apenas para dar charme à produção, você pode esquecer as regrinhas que dizem, por exemplo, que o chapéu deve ser retirado ao entrar num ambiente fechado. O acessório “faz parte da roupa, é quase um enfeite de cabeça que tem a finalidade de fazer bonito, não precisa ser retirado porque não faz parte de um ritual de proteção”, diz Gloria Kalil.

A peça pode - e deve - ser usada para ir à praia ou para uma caminhada à beira-mar, mas também é ideal para programas casuais - até em cidades como São Paulo. Usar o panamá com vestidinhos mais fluidos ou com shortinho é um bom jeito de aproveitar o verão com o visual renovado. Em dias mais frescos, também pode ser combinado com uma calça skinny ou um vestido mais sofisticado e blazer.

Mais: a tradicional tira preta do panamá pode ser trocada por um lenço ou por uma fita colorida. Nos pés, invista em sapatilhas, oxfords ou rasteiras.

Um pouco de história: originalmente só se usava "panamá" para definir o modelo legítimo, fabricado no Equador, feito de uma palha chamada toquilla, com a trama bem fechada. Mas, com a disseminação da peça, o nome acabou sendo adotado para designar todos os modelos que lembram o acessório original.